A chuva é decorrente da precipitação da água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens, mas nem todas chegam ao solo algumas se evaporam no cair, em lugares de ar seco que acontece principalmente.

A água da chuva nada mais é que: a vaporização da água, que se encontra numa certa temperatura e estado; essa água vai para
a atmosfera, onde a temperatura é mais baixa se condensa a outras moléculas de água e forma as nuvens que estando na temperatura adequada se desfazem, ocorrendo a chuva.

Não é correto afirmar que a chuva vem do céu, pois ela percorre todo um ciclo para acontecer; sempre a água sobe e desce para que esse ciclo se concretize. Uma forma de ver como a natureza faz seu trabalho. 





Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.
A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviômetro, de funcionamento simples: a boca de um funil de área conhecida faz a coleta das gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil. Um observador vem no tempo de amostragem (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc), e com uma pipeta com escala graduada, mede o volume de água acumulado no período. Por exemplo, ele pode ter medido que caiu 25 mm por metro quadrado nas últimas 24 horas.
Para maior precisão no registro das alturas de chuvas utiliza-se um aparelho denominado de pluviógrafo que registra num gráfico as alturas de precipitações em função do tempo. A este gráfico denomina-se pluviograma.


Wikipedia*